Construção de uma escada
CENTRO DE CIÊNCIA EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA CIVIL
INTRODUÇAO A ENGENHARIA CIVIL I
ESCADA
ALUNOS: Eduardo Azambuja da Rocha Lanaha Hansen Gapski Pereira Mariana Ferri Pedro Henrique Navarro Ribeiro Priscilla Timm Marton
Junho
2010
Para que haja comunicação entre os diferentes níveis de uma construção, deve-se construir uma escada. Que diferentemente do plano inclinado (rampa), é formada por seguidos planos horizontais: degraus e patamares.
[pic]
Uma sequência ininterrupta de degraus leva o nome de lance, quando se extrapola o número de 21 degraus se faz necessário a utilização de um patamar.
O patamar deve ter a mesma largura que o comprimento do degrau.
Para escadas sequenciais paralelas horizontalmente é preciso respeitar alguns números estipulados para a altura do vão do degrau, que nada mais é do que a altura necessária entre um degrau e o teto do lance que está acima dele.
[pic]
Em edifícios residenciais o vão deve ter uma altura mínima de 2,20 metros. Já em situações onde não há outro lance acima a altura mínima considerada deve ser de 1,90 metros.
Para cada situação e material específico a escada deve ser projetada com determinada inclinação, como mostra a figura a seguir:
Para iniciar o projeto de uma escada deve-se levar em consideração quatro pontos principais:
1) Tendo em vista que a escada é uma via de comunicação ela deve ser locada em um ponto de convergência das circulações;
2) Deve ser visível a todos no ambiente;
3) Os degraus devem comportar a passagem de várias pessoas, sendo assim suficientemente largos;
4) A escada pode sofrer sobrecargas temporárias, fato que deve ser atentado nos cálculos de resistência;
Após esses requisitos básicos iniciam-se os cálculos para definir as dimensões dos degraus e patamares para:
* Subir a altura