Ciencia politica
Aluno: Rodrigo Martins Alexandre Pinheiro
É importante ressaltar em primeira instancia que o liberalismo se trata muito mais de indivíduos do que sociedade, uma vez que o individualismo se torna marcante nessa forma de organização social. Exemplificando, nessa organização fica evidente que a intervenção estatal é mínima, sendo este responsável por tão e somente garantir a propriedade privada, e a liberdade individual. Entretanto, esse modelo apresenta falhas sistêmicas marcantes, um exemplo é que o pensamento liberal distingue, ou seja separa o indivíduo da sociedade, trazendo a ideia fictícia de que a sociedade possa existir como algo independente dos indivíduos e de suas ações.
Trazendo a questão da segurança no mundo globalizado liberal, podemos destacar que este se tornou item de colecionador, uma vez que nao se pode haver em sociedade o sentimento completo de segurança e liberdade, pois um se contrapõe ao outro. E essa sociedade liberal por definição se contenta com mais liberdade do que segurança, como podemos ver no exemplo de enclaves fortificados, sendo eles propriedades privadas burguesas que se utilizam de um enorme aparato de segurança, o que contradiz a máxima de total liberdade individual como um todo. No caso de uma sociedade coletiva, os sentimentos comunitários , deixam a hipocrisia de lado quando abrem mao da total liberdade em busca do sentimento de segurança, uma vez que numa sociedade como essa todos tem acesso aos mesmos privilégios o que tornaria a ambição do ser humano em sua incansável busca por mais reduzida, com isso a desigualdade em todos os âmbitos diminuiria. Sendo assim, muito mais segura.
Na questão da democracia Schumpeter afirma que a democracia na realidade não se trata de um governo do povo e sim de um governo aprovado pelo povo, pois o povo abdica de seus poderes de governar elegendo um representante, sendo assim, para ser um fator politico respeitado, seria necessário que todos