genetica
1 – Na sua opinião é importante quantificar a proporção da variância genética contida na variância fenotípica? Por quê?
SIM. IMPORTANTE CONCEITO EM GENÉTICA QUANTITATIVA
A caracterização do fenótipo em genética quantitativa é importante, pois grande parte da identidade de um genótipo é determinada por genes múltiplos que possuem grande influência pelo ambiente. Esta influência é conseqüência da interação do genótipo mais o ambiente na manifestação um determinado fenótipo. Portanto, na genética quantitativa procura-se determinar qual a proporção da variação fenotípica que se refere ao genótipo e ao ambiente, portanto:
Fenótipo = Fatores genéticos + Fatores ambientais:
O genótipo refere-se à constituição genética de um organismo, representada por todos os genes que possui um indivíduo de uma espécie. O fenótipo é uma característica observada, identificada e individualizada de um indivíduo, de difícil repetição, que expressa um genótipo em um determinado ambiente.
2 - Considerando a cultura do eucalipto, cite um exemplo prático de uma variação fenotípica que seja apenas de natureza ambiental, e outra que seja devido ao genótipo dos indivíduos.
3 – Defina:
a) Caráter
b) Fenótipo
c) Variação genética
d) Variação ambiental
4 – Conceitue germoplasma.
5 – Quais as principais atividades de um banco de germoplasma?
6 – Qual é a instituição no Brasil responsável pela conservação de germoplasma das espécies de importância econômica?
3 – RESPOSTAS
a) É toda particularidade que apresenta um indivíduo, como, cor do cabelo, cor dos olhos, estatura, entre outros.
b) Fenótipo é o conjunto de caracteres visíveis de um indivíduo ou de um organismo, em relação à sua constitui- ção e às condições do meio ambiente. É um conjunto de caracteres que permite a classificar um indivíduo.
c)