introdução de compostos organicos
358 palavras
2 páginas
8. Conclusão Com base nos experimentos realizados conclui-se que os testes foram bem sucedidos quanto a identificação das amostras, reiterando a comparação entre propriedades de compostos orgânicos como método de caracterização, em especial a solubilidade. A pratica exige cautela e atenção, portanto o caminho seguido para a classificação dos compostos orgânicos por solubilidade mostra-se viável para identificação de um numero significante de amostras. Tendo conhecimentos sobre solubilidades, podem-se obter informações das duas maneiras, sabendo o soluto obtêm-se informações do solvente e tendo o solvente obtêm-se informações do soluto. Obter o conhecimento sobre solubilidade de compostos orgânicos é de extrema importância para a realização de procedimentos de um laboratório, uma vez que grande parte dos processos de um laboratório de Química Orgânica é efetuada em solução e envolve propriedades relacionadas à solubilidade. Em muitos casos, será necessário a escolha de um melhor solvente ou de um melhor soluto em uma dada reação. Assim é de mera importância o conhecimento nessa área.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A solubilidade está intimamente relacionada à polaridade da molécula - o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido à polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis. (Vogel, 1981).
Por outro lado a miscibilidade, caracteriza a capacidade que uma substância líquida tem de se misturar, formando um sistema homogêneo, ou se dissolver em outro líquido. Neste caso, geralmente considera-se a miscibilidade como uma propriedade mútua entre os dois líquidos do sistema. Os líquidos que formam duas camadas distintas são imiscíveis.( Bessler, 2009)
Sabe-se que a água é polar e o éter etílico apolar. Sendo assim quando o composto orgânico é dito solúvel tanto em água quanto em éter etílico significa dizer que ele é solúvel em um (solubilidade) e miscível em outro (miscibilidade). Uma vez que "semelhante dissolve