Miopia em marketing
Jacques Barzun, “Trains and the Mind of Man”, Holiday, Fevereiro 1960, p. 21.
M. M. Zimmerman, The Super Market: A Revolution in Distribution (New York, McGraw-Hill Book Company, Inc., 1955), p. 48.
Ibid., pp. 45-47.
The Affluent Society (Boston, Houghton Mifflin Company, 1958), pp. 152-160.
Henry Ford, My Life and Work (New pork, Doublenday, Page & Company, 1923) pp. 146-147. 1. Apresente a obra:
O autor demonstra que os empresários não tiveram visão de futuro para suas organizações, no sentido de evoluir e posicionar elas no mercado e atender as necessidades dos clientes. 2. Descreva a estrutura:
Os capítulos estão divididos de acordo com o foco de cada um, onde em grande parte destaca-se o setor petrolífero, mas também exemplifica setores de transporte e comunicação. Dentro de cada assunto o autor apresenta o problema, exemplifica, comenta e apresenta uma solução do seu ponto de vista. 3. Descreva o conteúdo:
O autor apresenta vários exemplos de visão em curto prazo, onde um empresário investiu todo o seu dinheiro em bondes, que na época era um bom negócio, mas ele não teve a preocupação de que algum dia aquilo poderia terminar, como aconteceu. Ele também descreve a falta de posicionamento das empresas dentro de um mercado, como as companhias ferroviárias, que deveriam ter se posicionado como meio de transporte mais eficaz, preocupando-se com o cliente e com a integridade da carga que está transportando. Ao longo de todo o texto o autor coloca que as empresas preocupam-se com os produtos e não com o cliente, em atender sua necessidade. 4. Analise de forma crítica:
Antigamente as pessoas não tinham muita noção de onde o mundo poderia chegar, não havia muita informação disponível e nem a rapidez que há hoje. Também não existia muita competitividade, a gestão era mais “amadora”, digamos assim. Eu percebo que hoje em dia as empresas, através de seus sistemas de gestão mais profissional, voltado para o bem estar dos