Mineração
Mineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais da rocha ou do solo. O termo surgiu a partir do século XV. Mas muito antes do calendário Cristão já existia esta atividade, pois havia a preocupação em encontrar materiais capazes de produzir armas, ferramenta e utensílios, como argila, para a confecção de cerâmicas e potes, além de minerais para pigmentação de pinturas e roupas. São inúmeros os recursos minerais a serem extraídos como: ouro, prata, petróleo, gás natural, ferro, areia etc.
O Subsolo brasileiro possui importantes depósitos minerais. Parte dessas reservas são consideradas expressivas no âmbito mundial. O Brasil produz cerca de 70 substâncias metálicas, não metálicas e energéticas. No âmbito mundial podemos destacar a produção de Nióbio (92%), Minério de ferro (20% 2º maior produtor mundial), Tantalita (22%), Manganês (19%), Alumínio e Amianto (11%), Grafita (19%), entre outros. A exploração mineral pode ser realizada por minas subterrâneas ou de superfície, ou seja, a céu aberto.
De um modo geral, todas as pessoas são beneficiadas direta ou indiretamente através da Indústria de Mineração, pois, é esta indústria que irá retirar da natureza a matéria-prima (minerais, metais, gases etc.) que será transformada em infinitos bens de produtos, como: portas, janelas, ferramentas, meios de transportes, construções, medicamentos, geração e transmissão de energia entre muitos outros, sem contar na geração de empregos diretos e indiretos provenientes da atividade de mineração. É um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhora na condição de vida da população. Sendo fundamental o seu papel no desenvolvimento de uma sociedade justa, desde que agregada com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. O crescimento da atividade de mineração traz sem dúvida benefícios econômico para os estados e municípios.