MINERAÇÃO
Gostou? Compartilhe com seus amigos
Postado: setembro 29, 2013 às 6:50 pm / por Marcos Lopes / comentários (4) A topografia consiste no conhecimento dos instrumentos e métodos que se destinam a efetuar a representação do terreno sobre uma superfície plana denominada de plano topográfico.
A topografia na mineração é utilizada basicamente em duas fases, pesquisa e lavra, e empregada várias aplicações.
A topografia na mineração
Na pesquisa mineral a topografia é necessária em alguns pontos como na abertura de picadas para mapeamento geológico, piqueteamento para métodos geofísicos terrestres e locação de furos de sondagem.
A etapa de lavra mineral, seja ela de céu aberta ou subterrânea, por ser um processo complexo e exigente nas questões de segurança, a topografia é de grande e indispensável utilidade. Todas as obras de mineração no subsolo e na superfície devem ser levantadas topograficamente e representadas em plantas adequadas.
Segundo as Normas Regulamentadoras da Mineração, não é permitido iniciar qualquer trabalho de desenvolvimento de uma mina sem os levantamentos topográficos da área. Diz ainda que é obrigatória a elaboração e a atualização periódica dos mapas, plantas e desenho.
A topografia na mineração Subterrânea
Teodolito.
Na mineração subterrânea a topografia está aliada a correta execução dos trabalhos frente às exigências do DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral). Dentre uma das utilidades está a delimitação das galerias em referência a um poligonal na superfície através do transporte de coordenadas, sem a topografia isso seria quase impossível.
O correto dimensionamento das galerias para o trânsito de veículos em seu interior, direcionamento das frentes de lavra, mapeamento da mina em 3D e atualizações constantes das configurações da mina são alguns das diversas utilidades da topografia na mineração subterrânea. Topografia na mineração a céu