Mineração
Os grandes projetos do norte mineiro e seus impactos socioambientais: A realidade sobre a ótica das pequenas comunidades atingidas pela exploração mineral
GILVAR VICTOR DA SILVA PEREIRA
Plano de trabalho apresentado pelo aluno, como requisito para a vinculação ao projeto de iniciação científica, intitulado:
A
organização das comunidades tradicionais Geraizeiras na região do Alto Rio Pardo diante da implantação de obras de grande impacto, orientado pelo Professor
Fabiano Rosa de Magalhães.
Professor Orientador: Fabiano Rosa de Magalhães
Professor de Sociologia do IFNMG – Campus Salinas
1
INTRODUÇÃO
Por anos a humanidade como espécie e como sociedade se desenvolveu
alcançando incomensurável nível de conhecimento técnico usado atualmente “em prol do bem estar de todos os humanos”. Nesse sentido, nossas tecnologias avançaram por entre os anos e alcançam na modernidade um limiar de um novo horizonte onde há muito para se descobrir e aprender. Nossa inventividade nos levou a projetos incríveis que, certamente, mudaram a nossa vida, entretanto, tais obras demandam muitas vezes de grandes áreas territoriais e recursos nas mais diferentes formas. Tal demanda coloca em xeque o modo de vida de diversas comunidades que serão direta ou indiretamente afetados por elas.
O norte mineiro por mais que seja visto como um vale de misérias é um lugar de grandes possibilidades onde tais empreendimentos mostram sua verdadeira face quase sempre sobrepondo seus interesses das comunidades tradicionais ou Geraizeiras, influenciando o modo de vida e a existência social das populações locais.
A implantação do processo de modernização via a monocultura de eucalipto na região do Alto Rio Pardo vai de encontro às formas diferenciadas de sociabilidade e modos de vida dos Geraizeiros. A chegada das empresas de reflorestamento implicaram num reordenamento das práticas agrícolas das famílias tradicionais.
O segundo empreendimento de