ATPS Neurociência
A depressão clínica é um transtorno de humor no qual a sensação de tristeza, pesar, raiva e frustração interfere na vida diária por um longo período. É uma doença grave, que deve e pode ser tratada.
A depressão pode afetar as pessoas de formas diferentes e por diferentes motivos, afetando a vida social, profissional e até podendo causar sintomas físicos.
Depressão:
Segundos os pesquisadores estudados a depressão, pode ter origem genética ou associada ás condições ambientais em que o individuo está exposto.
Como as relações com os pais/educadores ao longo do seu desenvolvimento, os fatores sociais, as relações interpessoais pobres, o desemprego, uma perda familiar importante ou um acontecimento traumático podem também estar na sua origem.
Na depressão, há um comprometimento dos neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento normal do cérebro.
Quimicamente, a depressão é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios como a serotonina, noradrenalina e endorfina, que dão a sensação de conforto, prazer e bem estar.
De uma forma geral seu cérebro é formado por inúmeras células que se comunicam entre si através dessas substancias químicas chamadas de neurotransmissores e por algum motivo eles não está circulando como deveriam. Por isso você se sente sem energia e com a concentração e memória fracas.
Função serotonina: também interfere com alguns sintomas emocionais como a agressividade e impulsividade, para além de influenciar o apetite, comportamento sexual e dor. Função noradrenalina: influencia o nosso humor, felicidade, prazer, entusiasmo, autoconfiança e o estado de alerta.
Função endorfina: Atua como calmante natural, alivia a sensação de dor.
Os neurotransmissores permitem a comunicação entre as principais células nervosas (os neurônios) sendo a falta destes neurotransmissores que origina o quadro de depressão.
O indivíduo começa a apresentar sintomas como tristeza, falta de apetite,