ATPS neurociência
Curso de Psicologia
Neurociência Básica 2° Período “A”
ATPS
ANÁPOLIS
2014
DEPRESSÃO
A depressão é uma doença que afeta o sistema nervoso central, interferindo na emoção, percepção, pensamento e comportamento. Os sintomas são tristeza, angustia, perda de interesse nas atividades, irritabilidade, cansaço, fadiga etc.
Os médicos e psicólogos são responsáveis por fazer mapeamento cerebral e têm a função de desvendar onde processa a solidão, que está ligada ao quadro de transtorno de humor.
A depressão funciona como consequência do quadro de solidão. Não haviam descoberto o local onde a solidão apresenta processada no cérebro e qual ponto a saúde pode ser afetada por ela.
É a disfunção na quantidade produzida e utilizada de neurotransmissores, que são substâncias produzidas pelos neurônios e que são armazenadas em vesículas neuronais, liberadas quando o axônio de um neurônio pré-sináptico é excitado. Elas viajam pela sinapse até a célula alvo, inibindo-a ou excitando-a.
Os neurônios precisam ter a disposição, neurotransmissores para serem sintetizados. Assim, sempre que um neurotransmissor é liberado, acontece a síntese e o armazenamento de novas moléculas de neurotransmissor, bem como novas vesículas neuronais para substituir as que foram utilizadas.
Quando sintetizado e não utilizado, o neurotransmissor necessita ficar armazenado na espera do momento preciso para ser liberado.
Acetilcolina por exemplo, estimula o impulso a ser transmitido e está envolvida na transmissão de impulsos de células nervosas, de músculos cardíacos à algumas glândulas, e de células motoras para os músculos do esqueleto. É encontrado em maior quantidade no corpo. Estômago, baço, bexiga, fígado, glândulas sudoríparas, vasos sanguíneos e coração são apenas alguns órgãos que o neurotransmissor controla.
É relacionada também no