ATPS Neurociencia Concluida
Ligada à sensação de bem-estar, a serotonina desempenha um papel importante no nosso sistema nervoso. Entre as suas funções está a regulação do sono, além do controle da temperatura corporal e do apetite. Sem ela estamos mais vulneráveis a doenças, como a depressão e também ao mau humor.
Quando pessoas são submetidas a uma redução do nível de serotonina, elas têm menos capacidade de resistir à agressividade, além de ficarem mais ansiosas e terem comportamentos compulsivos.
Por isso sentimos uma vontade incontrolável de comer doces e carboidratos, responsáveis pela produção da substância.
Outra substância que está ligada à sensação de bem-estar é a endorfina, liberada na prática de exercícios. Ela é produzida durante e depois da atividade e regula as emoções. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as nossas tensões.
A dopamina serve como neurotransmissor, “um mensageiro” de sinais entre diferentes células nervosas e os neurônios do cérebro quando os níveis de dopamina estiverem abaixo pelo uso de drogas antipsicotica, por excesso de serotonina, por estresse crônico, sono inadequado, ou por algum tipo de condição medica, os indivíduos se sentem apáticos, desmotivados, deprimidos e incapazes de sentir prazer, as condições físicas são: anemia, hipertensão, distúrbios tireoidianos, dor nas articulações e perda de densidade óssea.