Gest o Escolar 7 termo trabalho maria jose
O diretor escolar tem toda a preparação, (segundo Luck), ele e mobilizador e o que tem como meta levar a unidade escolar a um consenso, planejando, organizando, controlando não de forma autoritária mas sim flexível com conhecimento .
Porque o diretor além de todos os desafios de administrador ele exerce a atuação de gestão, planejando, organizando, controle, co-gestão e auto-gestão, assim o diretor escolar e desafiado todo tempo na construção escolar, no conhecimento da unidade escolar na qual vai ser um dos maiores articuladores e responsável pelo sucesso da sua unidade escolar .
Com controle, conhecimento da clientela, com parcerias, compreensão, práticas interativas, participativas democráticas, onde todos os envolvidos no processo educativo junto ao diretor escolar, pois a sua construção não pode ser individual de ser coletiva.
Assim segundo Luck, a unidade escolar além de ser um espaço de realização de objetivos e metas, encontra-se hoje como centro de atenção da sociedade. Tal situação é um grande desafio para os gestores escolares, pois exigem deles novas atenções, conhecimentos, habilidades atitudes que desaguam na necessidade de competência para tomada de decisões participativas justas, que se faz aflorar do gestor escolar, competindo o no trato de seu trabalho, quer pedagógico ou administrativo.
Para finalizar, competência é a demonstração da capacidade de aplicar conhecimento e/ou habilidade para resolver um problema em uma situação, e, quando relevante, atributos pessoais demonstráveis, revestindo-se de toda a responsabilidade na gestão da organização escolar, em meio a uma sociedade que passa a exigir a educação com qualidade para todos, papéis que vão além da mera administração centralizada e técnica.