Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade contemporânea
As sociedades contemporâneas passam por rápidos e profundos processos de transformações que desafiam conceitos, teorias, modelos e soluções, anteriormente consideradas eficazes para diagnosticar e resolver as crises sociais.
O século XXI está em curso e muitas questões se colocam diante de todos. O sentimento geral é traduzido pela perplexidade diante do agravamento do quadro político-social-econômico-ecológico do mundo. Assiste-se com indignação vários fatos na atualidade: a substituição do diálogo pela força na resolução dos conflitos de ordem mundial, o processo de enriquecimento dos países ricos mediante o empobrecimento dos países mais pobres, o sucateamento dos ecossistemas pelo desenvolvimento descontrolado, a intolerância às diferentes etnias, as altas taxas de desemprego, e principalmente, a violência nas suas diferentes expressões.
Um dos grandes desafios da atualidade é o fenômeno da violência. Enquanto recorte do social, perpassa o cotidiano de todos de forma atordoante, sendo necessário buscar novos parâmetros para sua compreensão e enfrentamento. A violência possui ligações profundas com a desigualdade entre as classes e a exclusão social, dessa forma, seu enfrentamento não pode eximir-se da melhoria do sistema de proteção social, do fortalecimento da políticas sociais e da garantia de direitos.
No dia a dia a temática da violência está cada vez mais presente. Toma-se cotidianamente conhecimento de fatos acontecidos em diferentes partes do mundo. Uma série de situações expõe milhões e milhões de pessoas - crianças e adultos - ao sofrimento, a dor, a falta de perspectiva de viver com dignidade, respeito e liberdade. Assiste-se a crescente violência contra um amplo contingente de crianças e adolescentes em diferentes partes do mundo, vítimas da violência estrutural, característica de sociedades marcadas pela exclusão de bens materiais e culturais, pela dominação de classes e por profundas desigualdades na distribuição da riqueza