Mineração
O QUE É MINERAÇÃO?
Mineração: É um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água.1 2 Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos. Desde os metais às cerâmicas e ao betão, dos combustíveis aos plásticos, equipamentos elétricos e eletrônicos, camblagens, computadores, cosméticos, passando pelas estradas e outras vias de comunicação e muitos outros produtos e materiais que utilizamos ou de que desfrutamos todos os dias, todos eles têm origem na actividade da mineração. Pode-se sem qualquer tipo de dúvida dizer que sem a mineração a civilização actual, tal como a conhecemos, pura e simplesmente não existiria, facto do qual a maioria de nós nem sequer se apercebe.
A imagem um tanto negativa desta atividade junto da sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-se, sobretudo aos profundos impactos que ela pode ter no ambiente (sobretudo os negativos) e que têm sido a causa de numerosos acidentes ao longo dos tempos.
Por último, não nos podemos esquecer que a capacidade desta actividade em fornecer à sociedade os materiais que esta necessita não é infinita, pois muitos dos recursos minerais explorados são, pelo contrário, bastante finitos.
ORGÃOS QUE REGE A MINERAÇÃO:
Principais minerais explorados no Brasil:
O Brasil explora mais de 50 minerais diferentes, considerados os metáticos, os não metálicos e os energéticos. O ferro, sem dúvida, é o principal deles. Cerca de 8% de toda a extração deste minério, no planeta, o Brasil é o responsável. É grande, também, a extração de nióbio, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho,níquel,manganês potássio e zinco.
Entre os não metálicos, amianto, sílica e sal ocupam os primeiros lugares. Nos energéticos, o