Mineração
TRANSITO
NA
MINA
INTRODUÇAO
Nosso objetivo é orientar os condutores de veículos que trafegam na mina do PALITO . Aqui são listadas algumas regras de bom senso aplicado no trânsito de uma mina.
Se você não está habituado com o mundo da mineração, leia com bastante atenção estas regras. Se você conhece várias minas sabe que não são iguais, por isso, leia com atenção também.
Segurança é direito de todos, mas antes disso, É OBRIGAÇÃO DE CADA UM.
-NORMAS GERAIS PARA TRAFEGAR NA MINA
1o Dos procedimentos iniciais
I - O veículo deverá estar em plenas condições mecânicas e elétricas. O motorista deverá realizar inspeções diárias afim de conferir o estado geral do mesmo.
II - Trafegar sempre com o reservatório de água do limpador de pára-brisa cheio e em perfeitas condições de funcionamento.
III - Procure se informar quanto ao local e horários de detonação.
IV - Os veículos que transitam na mina deverão portar giroflex. Rádio de comunicação é indispensável para aqueles que forem transitar a serviço nas áreas de produção por um período superior a trinta dias.
V - Toda vez que o empregado ficar ausente por longo período da área da mina, o mesmo deverá:
. Dirigir-se ao mirante da mina para se familiarizar com a área;
. Redobrar a atenção nos primeiros dias de retorno a área .
2o Das PROIBIÇÕES
I - É terminantemente proibido estacionar veículos a um raio de operação inferior a 50m de qualquer equipamento pesado.
II - É proibido ultrapassar veículos pesados nos locais com pista estreita.
III - É proibido efetuar ultrapassagem em caminhões fora de estrada em curvas e rampas com lombadas, bem como em condições de pista molhada decorrente de chuvas ou aspersão de água.
IV - É proibido o trânsito de veículos leves não autorizados pela praça do britador. Entende-se por "veículos leves não autorizados" aqueles pertencentes a pessoal estranho ao processo de produção,