movimentos de 1968
Os principais partidos políticos eram Ação Popular (AP), Partido Comunista do Brasil ( PC do B),A Aliança Nacional Libertadora (ALN), o Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), Dissinencia de Guanabara (DI-GB) e Dissidência de São Paulo (DI-SP).
E as principais organizações estudantil era o Movimento Estudantil (ME), que foi responsável por muitas ações de protesto em oposição ao governo, e a UNE ( União Nacional dos Estudantes), onde havia muitas divergências nos grupos políticos que participavam dessa organização .
Com a Promulgação do Ato Constitucional n° 5 em 1968 a repressão se intensificou aqueles que se opunham ao governo. Lideres estudantis e partidários foram perseguidos, e assim começaram á praticar ações armadas como saques a bancos, e sequestros de personalidades politicas a fim de financiar a luta e a preparação para a guerrilha almejadas pelos que defendiam a luta armada.
Para o inicio das lutas armadas, os grupos planejaram seu primeiro sequestro, do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, este sequestro foi uma das ações armadas que mais se repercutiu no pais por ter sido o primeiro sequestro de muitos outros que estavam por se realizar.
A partir dai deu-se inicio as Guerrilhas, e varias manifestações violentas, que tiveram que ser fortemente repreendidas, para tentar aplacar um pouco da violência que estava sendo gerada devido a esses movimentos em que as principais palavras de ordem eram “Abaixo a Ditadura”, “Abaixo a Guerra do Vietnã”, ou “Só o povo armado derruba a ditadura”. Mostrando que eles mesmo não sabiam em qual dessas causas queriam se focar , e por consequência de não conseguir , acabou gerando apenas violência gratuita, nas manifestações.
Bibliografia:
Projeto Pesquisa: O movimento