O Ano de 1968
DISCENTE: LEONARDO BOTELHO DÓRIA
DOCENTE: LUDIMILA GUIRRA
TURMA: 11831
CURSO: REFRIGERAÇÃO
O ANO DE 1968 NO MUNDO
O ano de 1968 foi marcado por uma série de manifestações que eclodiram em todo o mundo, sendo de fundamental importância para muitas transformações sociais e políticas em diversos lugares. Apesar de terem reivindicações diferentes, os movimentos ganharam força devido a situação em que se encontrava o mundo e foram capazes de trazer mudanças que podem ser vistas até os dias atuais. Manifestações estudantis, movimentos antiguerra e a luta pelo fim da ditadura são alguns exemplos dos acontecimentos que marcaram esse ano.
O primeiro acontecimento ocorrera no dia 30 de janeiro, no Vietnã, quando é comemorado o ano novo, denominado “Tet”. Nesse dia a população do Vietnã do Sul foi surpreendida por um ataque relâmpago da Frente Nacional de Libertação (FNL), um movimento armado ligado ao governo comunista do Vietnã do Norte, que era contra a influência americana que ocupava o sul do país. O grupo dominou cerca de 38 cidades sul-vietnamitas, provocando uma derrota tática nas forças armadas norte-americanas. Os vietcongues possuíam apenas 70 mil soldados contra meio milhão das forças norte-americanas, por isso, a embaixada dos Estados Unidos foi recuperada rapidamente, em um combate curto, mas cercado de muita violência. A imprensa ocidental divulgava imagens terríveis do confronto, o que culminou em diversos movimentos contra a guerra, que ganhou apoio de grupos que defendiam a igualdade racial e a justiça social. A oposição à guerra no Vietnã mobilizou diversos países, porém, a guerra só viera a ter um fim definitivo em 1975, deixando mais de 4 milhões de mortos e muita destruição no país.
Concomitantemente com a Guerra do Vietnã, o líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-tung, desencadeava a Revolução Cultural Proletária na China, onde ele convocava a juventude chinesa para grandes manifestações. Os jovens