colonização
Colonização da América
Colônias de povoamento: Norte da América Inglesa.
Colônias de exploração: Sul da América Inglesa, Américas Ibéricas (Espanhola e Portuguesa).
América Espanhola
Descoberta por Cristóvão Colombo, na tentativa de encontrar um caminho para as Índias.
Mineração – atividade muito lucrativa encontrada na América que fez com que a Espanha se tornasse a maior potência européia no Séc. XVI.
Administração colonial rígida – divisão do território em vice-reinos e capitanias gerais, e criação do sistema de portos únicos e do sistema de comboio anual. Preocupando-se com a colonização o rei cria:
-Conselho Real e Supremo das Índias - órgão responsável pela administração política da colônia.
-Casas de Contratação - responsável pelos acordos e contratos firmados na América.
Vice-reinos - administrado por um vice-rei, dividido em pequenas regiões administrativas: Cabildos - administrados por Criollos.
Divisão da sociedade: Chapetones (espanhóis natos vindos da Europa), Criollos (americanos filhos de espanhóis), Negros, índios e mestiços (a maioria).
Índios americanos:
-Sofreram com essa colonização, pois diferentemente da América Portuguesa eles já eram organizados em cadeias de cidade, com complexa organização política e social. Ex: Incas, Astecas...
-Foram derrotados pela força da Espada, da Cruz (catequização), fome e trabalho forçado.
-Foram a principal mão de obra usada na tríade econômico da América Espanhola: mineração, agricultura e pecuária. Formas de trabalho nessa tríade:
\Mita – mineração, trabalho compulsório com pequena compensação salarial, temporário, e ao final ganho do Partido (pequena quantidade de minério).
\Encomienda – agricultura, mediante a catequização do índio.
América Portuguesa
Descoberta por Pedro Álvares Cabral.
Interesse pela presença de muitos canaviais (economia açucareira muito lucrativa, açúcar era um produto de alto valor na Europa). Monocultura