Mineração
Quais os fatores citados no texto e que influenciam na formação dos solos?
R: Ocorrências de secas estacionais e periódicas, com chuvas eventuais e escassas; temperaturas médias anuais entre 25º e 29ºC.
Que fator poderá intensificar o processo de desintegração da formação rochosa presente na área, e conseqüente formação do solo? Justifique sua resposta.
R: Desmonte hidráulico, método o qual as camadas do solo são desmontadas com um jato de água, formando uma lama que é transportada para uma cava preparada para recebe la, o resíduo semilíquido que é depositado na cava torna-se sólido devido ás elevadas taxas de evaporação. O mesmo acontece no meio ambiente naturalmente, esse processo é conhecido como lixiviação.
Caso exista um aqüífero não confinado na área da mineração, existe risco de ele ter as propriedades de suas águas alteradas. Porquê?
R: Existe o risco de um aqüífero não confinado ter as propriedades de suas águas alteradas devido os rejeitos depositados no solo, provenientes dos resíduos dissolvidos na água utilizada para a extração da areia e do caulim.
A legislação exige que seja feita recuperação da área degradada. Existem diversas práticas de conservação do solo, que podem ser classificadas como de caráter edáfico, mecânico ou vegetativo. Proponha duas práticas de conservação e / ou restauração de áreas degradadas que poderiam ser aplicadas neste caso, justificando as vantagens de sua aplicação.
R: Conservação de caráter edáfico busca melhorar e manter a fertilidade do solo, procurando sempre a adequada disponibilidade de nutrientes para os vegetais. Com esse tipo de conservação, o solo poderia recuperar as suas propriedades físicas, químicas e biológicas.
Conservação de caráter vegetativo visa o manejo da cobertura vegetal do solo, como o reflorestamento e plantas de cobertura. Com essa prática ocorre a reposição de matéria orgânica, fundamental para a manutenção de sua fertilidade e para