Ética e teoria decisional
Disciplina: Filosofia e Ética na Administração – Unidade IV
Professora: Beatriz Bartoly
Atividade 4: Ética e teoria decisional
A Ética como tal têm a sua fonte central no comportamento humano, nas acções e reacções protagonizadas pelo carácter das pessoas desde actos individuais até aos organizacionais.
Falar de Ética e a ela ligar-mos a Teoria Decisional a coisa torna-se mais difícil ainda a sua diferenciação porque a Ética tanto quanto a Teoria Decisional manifestam-se em forma de actos motivados de dentro para fora da pessoa focada.
Quando uma pessoa produz efeitos éticos positivos espera-se muitas das vezes dele actos decisórios sérios e positivos. A Ética é directamente Proporcional aos actos decisórios do individuo, pois que um homem positivamente Ético é aquele que decide a pensar nos outros, na Comunidade e no ambiente onde se faz presente a sua influência de acção.
No filme anexado a atividade tem de forma bem transparente quão grande é difícil uma tomada de decisão quando o nosso foco é diferente da situação a ser decidida, no entanto, percebemos também o quanto é benéfico escolhermos aquilo que é certo, sem perder de vista que “devemos estar sempre prontos para as tomadas de decisões, mas com ética e responsabilidade”.
Tudo isso se resume em um breve adágio militar que diz “ só é um bom General aquele que soube ser um bom soldado”, isto significa dizer que quando também ao individuo lhe falta formação dificilmente esta pessoa poderá decidir com ética, antes pelo contrario agirá em nome da Organização em detrimento pessoal (individual) fazendo sempre recurso ao abuso do poder.
Por: Alberto dos