Mineracao
Primeiras descobertas
As primeiras Minas de Ouro do Brasil foram descobertas nas regiões dos atuais estados de Goiás, Cuiabá e Minas Gerais no filna do século XVII pelos bandeirantes.
O ciclo do ouro teve sua duração até o final do seculo XVIII.
As minas com as jazidas descobertas foram esgotadas, porque atrairam pessoas de toda a colonia para a atividade mineradoura. O ouro tambem atraiu os estrageiros querendo ficar ricos.
Ouro de Aluvião
Antes a mineraçao não era tão dificil, pois o ouro era o ouro de Aluvião encontrado na superficie terrestre a beira dos rios nos barrancos das margens ou em seu leito. Recebe o nome Ouro de Aluvião porque se misturava as outras substâncias como argila e areia. Era empregada técnicas rudimentares e pouco equipamentos como a bateia, peneira de madeira em forma de cone, carumbi, vasilha para transportar o cascalho e almocafre, enxada utilizada na mineração. Não utilizava o trabalho de prospecção e sondagem.
Como foi os bandeirantes que descobriram a maioria das minas, eles tiveram o direito de explorar primeiro as jazidas. Portugal controlou as Minas de ouro em sua colônia, criando diversas leis e regras para a exploração aurífera no ano de 1702 criando a Intendência das Minas, dividindo os locais a serem explorados em Datas, Lotes de terra ao descobridor das minas. Nas Datas a exploração do ouro tinha muitos escravos e tecnicas de exploração.
Cobrança e comércio
O ouro extraídos eram levados as Casas de Fundição para serem transformados em barras seladas com o Símbolo Real e o governo português retirava 20% como desconto pelo tributo por exploração das minas. Os senhores do engenho não tiveram muito lucro com o comercio do açúcar começaram a investir na exploração do ouro usando mão de obra escrava. Pessoas que não tinham mão-de-obra escrava e trabalhavam na exploração eram chamados Faiscadores
As minas de ouro fez com que o país tivesse uma explosão demográfica. O Centro-sul