Debêntures
NO
MERCADO BRASILEIRO
Projeto de pesquisa apresentado à faculdade de administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Novembro de 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2 MERCADO FINANCEIRO 2 MERCADO DE CAPITAIS 3 MERCADO DE CAPITAIS E MERCADO FINANCEIRO 3 A FUNÇÃO PRINCIPAL DO MERCADO DE CAPITAIS 3 MERCADO PRIMÁRIO E MERCADO SECUNDÁRIO 4 RENDA VARIÁVEL E RENDA FIXA 4 DEBÊNTURES 5 CLASSIFICAÇÃO 5 O MERCADO DE DEBÊNTURES 6 RISCOS DO ATIVO 7 ANÁLISE DO ATIVO NO MERCADO BRASILEIRO 7 CONCLUSÃO 10 BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar um histórico de como estão as negociações de debêntures no mercado brasileiro. As debêntures são títulos que se ajustam perfeitamente às necessidades de captação das empresas. Graças a sua flexibilidade, transformaram-se no mais importante instrumento de obtenção de recursos das companhias brasileiras.
Além disso, este trabalho irá detalhar os conceitos que cercam o universo o qual faz parte uma debênture, como uma concepção do mercado financeiro, mercado primário e secundário, título de crédito, operações de curto e longo prazo, as vantagens e desvantagens de se negociar esse ativo, etc. Será visto uma apresentação geral dos principais conceitos aplicáveis ao mercado de debêntures e avaliar a evolução experimentada pelo segmento ao longo dos últimos anos.
Porém a grande questão é saber o porquê dos ativos em estudo serem tão ilíquidos no mercado brasileiro, uma vez que é avaliado como uma grande vantagem para o investidor, já que o atual cenário de crescimento dos mercados primários de ações e debêntures, que se beneficiam tanto dos aprimoramentos ocorridos no aparato regulatório e nas iniciativas de autorregularão, quanto de uma maior estabilidade do cenário macroeconômico entre os anos de 1994 a 2008.
O mercado de debêntures tem como desafios a ser superado o de ampliar a base atual de investidores, ainda fortemente concentrada nos