debentures
São Títulos que servem para captar recursos, tendo como objetivo investir ou financiar o capital de giro, através deste titulo o comprador pode ter a garantia de uma renda.
No Caso das Debêntures o portador é o credor da empresa que a emitiu. Investidores ou Pessoas que compram as debêntures recebe uma taxa de juros fixa ou variável encima do valor emprestado, alem do pagamento correspondente ao valor unitário da debêntures que normalmente os prazos para efetuar o pagamento é superior a um ano.
No mercado Brasileiro os maiores compradores das debêntures são os bancos, fundo de pensão , seguradoras e investidores estrangeiros, que são conhecidos como INVESTIDORES INSTITUCIONAIS.
As Debêntures são negociadas na Bovespa, em mercado de Bolsa ou em mercado de balcão organizado e o investidor sempre deverá ficar atento quando quiser sair do investimento, pois terá que observar as condições do mercado sendo que as debêntures são um ativo menos liquido que as ações.
Os Debenturistas são remunerados através do investimento de acordo com as condições e o prazo estabelecido na escritura que foi emitido da debênture.
Esta Remuneração pode ocorrer através do pagamento de taxas de juros fixas ou variáveis, onde o investidor também pode receber a quantia relativa ao valor investido.
As Debêntures se tonaram o instrumento para importante para as companhias brasileiras obter recursos.
Somente as companhias com registro na CVM- Comissão de Valores Mobiliários, é que pode emitir publicamente debêntures. O principal atrativo das debêntures é a possibilidade de determinar o fluxo de amortizações e as formas de remuneração dos títulos que as emissoras oferece, acaba permitindo que as parcelas se ajustem com os fluxos das companhias dentre outras coisas mais.
Nas Escrituras de emissão vem descrita todas as condições com que as debêntures são emitidas, nelas constam direitos e deveres de ambas partes, datas, vencimentos, quantia de títulos e etc. o prazo também