O QUE É LER
RESUMO DA APOSTILA: A LEITURA 4
(Componentes:)
DEBORA SIQUEIRA
IARA SILVA DE OLIVEIRA
KALIL ALEXSANDER CORDEIRO
MICHELY COTA RAMOS
NILZA MARIA FERREIRA
LÍVIA DOS SANTOS FERNANDES
3- PERÍODO
Betim - MG
2013
INTRODUÇÃO O QUE É LER:
COMPONENTE: KALIL ALEXSANDER CORDEIRO
A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto; neste processo tenta-se satisfazer(obter uma informação pertinente para) os objetivos que guiam sua leitura.
Essa afirmação tem várias consequências. Em primeiro lugar, envolve a presença de um leitor ativo que processa e examina o texto. Também implica que sempre deve existir um objetivo para guiar a leitura; em outras palavras sempre lemos algo, para alcançar alguma finalidade. O leque de objetivos e finalidades que faz com que o leitor se situe perante um texto é amplo e variado: devanear, preencher um momento de lazer e desfrutar; procurar uma informação concreta; seguir uma pauta ou instruções para realizar uma determinada atividade(cozinhar, conhecer as regras de um jogo); informar-se sobre um determinado fato(ler o jornal, ler um livro de consulta sobre a Revolução Francesa); confirmar ou refutar um conhecimento prévio; aplicar a informação obtida com a leitura de um texto na realização de um trabalho.
Uma nova implicação derivada da anterior é que a interpretação que nós, leitores, realizamos dos textos que lemos depende em grande parte do objetivo da nossa leitura. Isto é, ainda que o conteúdo de um texto permaneça invariável, é possível que dois leitores com finalidades diferentes extraiam informação distinta do mesmo. Assim, os objetivos da leitura são elementos que devem ser levados em conta quanto se trata de ensinar as crianças a ler e a compreender.
Ao relatar ás implicações sobre a afirmação o que é ler, gostaria de ressaltar o fato de que o leitor