o que é ler / por que ler
LETRAS HAB. PORTUGUÊS/ESPANHOL – EAD
DISCIPLINA: Leitura e Produção de Texto
PROFESSORA: Darlene Alves de Oliveira
ACADÊMICO: Keoma Michel da Silva
DATA: 03 de Agosto de 2013 POLO: São Gabriel do Oeste TURMA: 16.
ATIVIDADE 3
O QUE É LER
Ler é numa primeira instância, possuir elementos de combate à alienação e ignorância. Dominar o mecanismo da leitura e ter acesso àqueles livros que falam criticamente e a respeito da estrutura hierárquica, ditatorial e discriminatória, da estrutura, enfim, injusta da nossa sociedade é ser capaz de detectar aqueles aspectos que, através das manobras ideológicas servem para alienar, massificar e forçar o povo a permanecer na ignorância. Dessa forma, a pessoa que sabe ler e executa essa prática social tem a possibilidade de desmascarar os ocultamentos feitos e impostos pela classe dominante, posicionar-se frente a eles e lutar contra eles.
A manipulação do povo ocorre através de uma real contradição: com isso, tenta-se esconder o fato de que as condições de produção da leitura não são tão concretas assim. A presença de leitores críticos sem duvida incomodaria bastante a política da ignorância e da alienação, estabelecida pelos regimes ditatoriais e disseminada através dos aparelhos ideológicos do Estado. Estamos vivendo numa sociedade letrada. Assim “ler” é um direito de todos os cidadãos; direito este que decorre das próprias formas pelas quais os homens se comunicam nas sociedades letradas.
Recuperando, pois, a nossa concepção, entendemos que ler é um direito de todos e, ao mesmo tempo, um instrumento de combate à alienação e à ignorância, caracterizo estes aspectos de definição como decorrentes de uma vertente política, segundo os fatos que podemos perceber na realidade brasileira. Seguindo uma vertente educacional, eu tentei caracterizar a leitura crítica. “A leitura crítica é condição para a educação libertadora, é condição para a verdadeira ação cultural