MILL
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Breno Damasceno
Nancy Queiroz
Thainá Penha
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E O MEIO AMBIENTE
Ananindeua
2014
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA –UNAMA
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Breno Damasceno
Nancy Queiroz
Thainá Penha
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E O MEIO AMBIENTE
Resumo apresentado à disciplina Desenvolvimento Econômico e o Meio Ambiente, ministrada pela Profª. Brenda de Castro, para obtenção parcial de nota referente à 1ª NI da turma 5RIN, no curso de Relações Internacionais da Unama.
Ananindeua
2014
O filósofo inglês, John Stuart Mill, nasceu aos 20 de maio de 1806 em Pentonville, um subúrbio de Londres. Em Autobiography (1873), obra que escreveu em seus últimos anos, Mill apresentou uma descrição vívida e comovente da sua vida, em especial da sua extraordinária educação. Foi deputado liberal por Westminster entre 1865 e 1868, e em jovem, na década de 1830, dirigiu a London and Westminster Review, uma revista trimestral radical. Morreu em Aix-en-Provence em 1873, onde já demonstrava seu caráter mais radical, quanto às suas publicações.
Em 1840, entra em contato com Tocqueville e Comte. Assim, a influência dos ideais democráticos e positivistas marcariam sua obra, conduzindo-o a promover o reformismo social. John Stuart Mill está mergulhado numa doutrina de pensamento, denominado Utilitarismo. Um dos seus principais expoentes e admiradores foi seu próprio pai James Mill e seu amigo Jeremy Bentham. Os utilitaristas clássicos acreditavam no “princípio da maior felicidade”, pregavam que o objetivo último das instituições políticas deveria ser a geração de felicidades para o maior número de pessoas possíveis. Segundo alguns pensadores utilitaristas, o Estado deveria oferecer momentos de segurança e bem estar social, para que os indivíduos procurar seus benefícios de