Stuart Mill
O texto da início com a apresentação do contexto histórico, social e político de Stuart Mill. E exposto por Balbachevsky o cenário da época, colocando em ênfase à Revolução Industrial e seus desdobramentos como o surgimento da classe operária e da burguesia industrial ao surgimento de instituições com a capacidade de representar os segmentos de oposição citado no texto como "sistemas de contestação pública" e o "alargamento das bases sociais do sistema político, com a incorporação de setores cada vez mais amplos da sociedade", colocando a mostra uma grande questão da época, que remetia à incorporação das massas ao sistema político.
São esses fatos que montam o cenário político, social e econômico da Inglaterra de Stuart Mill, esse contexto foi de grande relevância para a definição do posicionamento de Stuart Mill, demonstrado em todos os seus pensamentos políticas.
Em um segundo momento o texto nos apresenta o próprio Stuart Mill, um grande representante do liberalismo ingles do seculo XIX. Mill nos e apresentado como um grande pensador com uma educado dês de sua infância que resultou em uma carreira brilhante, de um grande intelectual que começou a publicar seus textos ja na adolescência, com uma curta carreira no parlamento. Culminando em uma curta carreira como parlamentar. Um ponto que marca é que Mill não teve uma formação, acadêmica, uma vez que jamais estudou em nenhuma universidade.
A obra de Mill, rompe com o caráter conservador do liberalismo, de modo que "pode ser tomada como um compromisso entre o pensamento liberal e os ideais democráticos do século XIX". Neste sentido, entende-se porque Mill era um defensor do sufrágio universal, considerando que a participação política deveria abranger a todos os cidadãos,