Sistemas meteorologicos tropicais
O ciclone tropical era o único sistema meteorológico reconhecido mais com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos a ajuda dos satélites meteorológicos foram identificados vários outros. As perturbações tropicais como assim podem ser chamadas podem ser classificados em cinco categorias.o primeiro é o cúmulos individual poucas horas de existência. A segunda é a categoria meso escala que está associado aos limites terra-mar. A terceira é o agrupamento de nuvens. A quarta as perturbações de ondas de escala sinótica e os vórtices ciclônicos e a quinta perturbações tropicais e a onda planetária.
Ciclones tropicais
Com pressão extremamente baixa , onde os ventos giram em espiral em um formato quase circular . A circulação dos ventos em tornos de um furacão se dá geralmente em um sentido anti-horário . Os furacões são sem duvidas os mais violentos dos tormentos terrestres . sua origem não é conhecida mais geralmente ocorrem com tempestades violentas , e tem durações curtas e com frentes frias intensas e linhas de borrascas possui um período de existência maior. Os furações são aspectos do clima da terra relativamente sem importância.Não acontecem em zonas polares e nos continentes setentrionais frios no inverno .
Depressões monçônicas Afeta o sul Ásia no verão é um tipo menos intenso de vórtice, tem grande importância pois produz grande parte da precipitação anual do subcontinente indiano . Ocorrem geralmente duas vezes no mês .As da Ásia possui origem térmica , mas resultam tanto de fatores planetários .. Ondas de vento do leste
São muito freqüentes durante o final do verão, são muito importante por duas razoes , produzem precipitações nas áreas que geralmente são secas e ocasionalmente transformam-se em ciclones tropicais .
Sistemas lineares
Tempestades organizadas que se movem em linhas ou faixas. Uma das mais conhecidas são as linhas de perturbação da áfrica ocidental e os Sumatra da Malásia, se formam