Linguagem Jur Dica 1 Parte
Língua e linguagem
Língua
Envolve 3 elementos:
Acervo – conjunto de elementos – signos – que se caracteriza pelo compartilhamento de hábitos vocais individuais. (conjunto das “palavras”)
Socialização – conjunto das convenções estabelecidas pelo corpo social para que a língua seja exercitada. (regras que indicam como se fala a língua)
Sistema – a organização dos signos formando o todo da língua. ( a forma pela qual tudo se organiza, p. ex. na gramática)
A língua constitui, portanto, uma convenção social entre determinado povo, o qual desenvolve coletivamente signos linguísticos e lhes atribui significado. Tais signos linguísticos são sons articulados (fala) ou sinais gráficos (escrita) que formam palavras (significantes) às quais determinado sentido é agregado (significado).
A língua, além de um sistema de valores que se opõem uns aos outros, é um conjunto de convenções adotadas por uma comunidade linguística com o intuito de, como dito anteriormente, se comunicarem entre si. Portanto, são todas as convenções adotadas, ao longos dos anos, por determinada sociedade, de modo que, cada um de nós, individualmente, dela pode fazer uso, mas não modificá-la
(essencialmente, por se tratar de produto social).
(Fonte - http://marciocallegaro.blogspot.com.br/2012/03/linguagem-lingua-efala.html)
Linguagem = gênero
Língua = espécie de linguagem
Toda língua é uma manifestação da linguagem, que tem outras formas de manifestação (p. ex. linguagem gestual, em que não se utiliza uma língua)
A linguagem pode ser verbal ou não verbal.
Verbal usa sempre uma língua, falada ou escrita.
Não verbal, quando não se utiliza uma língua, como no exemplo anterior.
Exemplos:
Sempre que houver o uso comum de códigos entre os indivíduos, poderá haver linguagem. Em muitas situações usamos concomitantemente a linguagem verbal e não verbal, por exemplo para dar ênfase ao que queremos dizer.
Língua falada
O primeiro e mais importante meio de comunicação.
Homem é um ser