Relat Rio Viscosidade 1
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
ENGENHARIA ELÉTRICA / ELETRÔNICA
VISCOSIDADE
Por: Evandro Vitor S. Benfica
Leandro Dilberto S. da Silva
Matheus de Oliveira Campos
Rodger de Oliveira Lima
Thiago dos Santos
Vinicius P. Tinoco
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
ENGENHARIA ELÉTRICA / ELETRÔNICA
VISCOSIDADE
1. OBJETIVO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. MATERIAIS E MÉTODOS 6
3.1 Materiais 6
4. PROCEDIMENTOS 7
4.1 Formulas utilizadas 7
5. RESULTADOS 8
5.1 Respostas as perguntas realizados no Relatório 8
6. CONCLUSÃO 9
7. BIBLIOGRAFIA 10
1. OBJETIVO
Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos, utilizando o viscosímetro.
2. INTRODUÇÃO
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta.
Viscosidade é a medida da resistência de um fluido à deformação causada por um torque. É comumente percebida como a “grossura”, ou resistência ao despejamento.
A viscosidade de qualquer fluido vem do seu atrito interno. Nos fluidos líquidos, este atrito tem origem nas forças de interação entre as moléculas, relativamente próximas. Com o aumento da temperatura, a energia cinética média das moléculas torna-se maior e consequentemente o intervalo de tempo médio, no qual as moléculas passam próximas umas das outras, torna-se menor. Assim as forças intermoleculares tornam-se menos efetivas e a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
A viscosidade mede-se por meio de viscosímetros, aparelhos em que, geralmente, se determina o tempo que certo volume de líquido leva a escoar-se através de um orifício de pequeno diâmetro. Os valores de viscosidade dos líquidos são obtidos experimentalmente em Laboratório com métodos como o da figura 1 (abaixo). Trata-se de um teste