MILAGRE BRASILEIRO COMPARADO
FATOS BRASILEIROS DO PONTO DE VISTA DA MACROECONIMIA
JUNDIAÍ – 2015
FATOS BRASILEIROS DO PONTO DE VISTA DA MACROECONIMIA
Trabalho apresentado como exigência parcial para avaliação da disciplina de Direito, Economia e Economia Política
Professor Carlos Alberto de Oliveira
TURMA 1° A - BACHAREL EM DIREITO NOTURNO
ANA LÚCIA MENDES S. POVRESLO
SILVIO VINICIO DOS REIS
1. Introdução
2.
2.1. Determinantes do "milagre" econômico brasileiro (1968-1973)
3.
4. O chamado “milagre econômico” brasileiro – período de excepcional crescimento da economia entre 1968 e 1973 – foi um milagre de produtividade. Isso significa que o crescimento econômico brasileiro na época foi impulsionado por ganhos de eficiência e progresso tecnológico, que permitiram que a economia produzisse mais com a mesma quantidade de fatores de produção, como capital e trabalho.
5. O “Milagre”decorreu principalmente do efeito tardio das reformas associadas ao Programa de Ação Econômica do Governo (Paeg), durante o governo de Castello Branco (1964-1967).
6.
7. As Reformas do PAEG (Programa de Aceleração Econômica do Governo)
8. Reformas institucionais promovidas no período 1964-1967, implementadas no governo Castello Branco, no sentido de criar as bases para o rápido crescimento econômico no período 1968-1973, cujo objetivo era remover cinco grandes falhas institucionais:
9. a) a ficção da moeda estável na legislação econômica; b) a desordem tributária; c) a propensão ao déficit orçamentário; d) as lacunas do sistema financeiro; e) os focos de atrito criados pela legislação trabalhista.
10. A maior abertura da economia ao exterior foi uma característica fundamental do novo modelo econômico implantado a partir de 1964.
11. Três áreas foram particularmente destacadas, refletindo, acertadamente, a percepção do governo a respeito dos pontos de estrangulamento institucionais da