Sociologia
A mídia é um forte instrumento de manipulação, sofremos constantes ataques, somos alvos de inúmeras empresas, dos mais diversos produtos, desde alimentos até imóveis frente a praia, muitos desses ataques passam despercebidos, outros são fáceis de identificar, a mídia é manipuladora e nós somos seus alvos.
A indústria cultural tem como objetivo manter acesa e crescente a taxa de consumo da população, fazendo com que sejam dependentes dos produtos que compram e que venham sempre a querer se atualizar comprando mais produtos (COSTA et al., 2003). O Capitalismo impõe que as pessoas estejam sempre buscando a melhoria de sua situação financeira. Sendo assim, o papel da Indústria Cultural é mostrar e idolatrar alguns pouquíssimos atletas que conseguem obter sucesso através do esporte e fazer com que estes passem a servir como modelos para outras milhões de pessoas que tentarão em vão este mesmo sucesso (LEITE, 2008).
Na década de 40, o futebol não teve muita repercussão no Brasil, POR causa da segunda guerra mundial (1939-1945). Já nas décadas de 50 e 60 o futebol teve um maior apelo popular, devido á copa de 50 ter sido realizada no Brasil e pelos títulos mundiais de 58 e 62. Durante a década 70 o Brasil esteve em uma ditadura militar governada pela Aliança Burguesa Militar onde ter pensamentos e idéias novas, não era direito da população, com o chamado “Milagre Brasileiro” que foi o período de grandes melhorias sócio-econômicas durante a ditadura militar, o futebol foi um dos instrumentos para alienar o povo diante dos fatos ocorridos em nosso pais. Na Copa do Mundo de 1970 a seleção Brasileira conquistou o Tricampeonato Mundial de futebol e o direito de possuir definitivamente a Taça Jules Rimet, esta foi a primeira copa do Mundo televisionada em tempo real e a cores, onde a propaganda televisiva começou a ser exposta a todos.
A partir da década de 70, ocorreram diversas mudanças na estrutura do