Estratégias de controle de malha fechada dos motores com excitação separada
A figura 7 mostra um esquema de controle de um motor de corrente contínua excitado separadamente que opera com controle pela tensão de armadura até o valor da velocidade nominal e acima desta, opera com controle por enfraquecimento de campo. A operação do controlador pode ser descrita como segue:
O controle pela tensão de armadura.
Existem dois loops de controle no circuito de armadura, um interno de alta prioridade com a finalidade de controlar a corrente de armadura que deve ser mantida dentro de um limite rigoroso para salvaguardar os elementos semicondutores de potência que acionam a armadura do circuito, e um loop externo que tem a finalidade de controlar a velocidade. A velocidade desejada é fornecida na forma de uma entrada (tensão) de referência para a malha externa. Esta velocidade de referência denominada ref na figura 7 e geralmente é uma tensão ajustável que pode ser fixada em qualquer valor desejado de modo a fixar o valor da velocidade do motor do sistema de acionamento. A velocidade real do sistema é medida por um tacogerador ou qualquer dispositivo sensível a velocidade e realimentada para o controlador.
Este sinal (tensão) de velocidade obtido através do sensor de velocidade é rotulado f na figura 7 e tem a mesma escala em volts por rpm que ref. A diferença ref-f é o erro de velocidade.Este erro é amplificado pelo controlador de velocidade, denominado Sa na figura 7, a saída do controlador de velocidade não é diretamente aplicada ao conversor de armadura, mas antes passa por um circuito de limitação da excursão do erro de velocidade de modo a produzir uma referência de corrente que mantenha a corrente dentro dos limites suportados pelo s semicondutores do conversor de potência. Este sinal de referência de corrente é denominado Ia(ref) na figura 7. A corrente real da armadura é obtida através de um dispositivo sensor de