Banco
RESUMO
Este artigo tem o intuito de apresentar as formas de aplicar os comandos DDL, DML, DQL no departamento pessoal, mas pode ser aplicado em outros setores que necessitem de um banco de dados.
(palavra-chave:)
ABSTRACT
(Key-word: )
1.INTRODUÇÃO
Na primeira etapa deste trabalho será explicado sobre o SQL, os comandos básicos de DDL, DML, DQL.
SQL é um sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais, e que funciona unicamente no sistema operacional Windows.
O leitor irá conhecer sobre as consultas e códigos usados nesta linguagem, como são executados os dados e como eles são armazenados. Irá ter acesso as tabelas criadas e as impressões das mesmas.
Na próxima sessão o leitor verá sobre a 4ª Forma Norma e terá pequenas introduções sobre os programas utilizados para o desenvolvimento dos trabalhos realizados.
2.Desenvolvimento
2.1 SQL
Structured Query Language (SQL) é um conjunto de comandos de manipulação de banco de dados utilizado para criar e manter a estrutura desse banco, além de incluir, excluir, modificar e pesquisar informações nas tabelas dele. A linguagem SQL não é uma linguagem de programação autônoma; poderia ser chamada de “sublinguagem”. Quando se escrevem aplicações para banco de dados, é necessário utilizar uma linguagem de programação tradicional (C, Java, Pascal, COBOL,etc.) e embutir comandos SQL para manipular os dados.
A linguagem SQL não é PROCEDURAL, logo é possível especificar o que deve ser feito, e não como deve ser feito. Dessa forma, um conjunto de linhas(set) será atingido pelo comando e não cada uma das linhas, como é feito no ambiente procedural. Portanto, não é necessário entender o funcionamento interno do banco de dados e como e onde estão armazenados fisicamente os dados.
A linguagem SQL é dividida nos seguintes componentes:
Data Definition Language: permite a criação dos componentes do banco de dados, como tabelas, etc.