Aborto na Religião CATÓLICA
- Igreja Católica
O Catolicismo condena o aborto desde o século IV, em qualquer circunstância e em qualquer fase. Considera que a alma é infundida no novo ser no momento da fecundação.
A punição que a Igreja Católica dá a quem faz o aborto é a excomunhão. Em 1976 o Papa Paulo VI disse que o feto tem "pleno direito à vida" a partir do momento da concepção; que a mulher não tem nenhum direito de abortar, mesmo para salvar sua própria vida. Essa posição se baseia em quatro princípios:
1) Deus é o autor da vida.
2) A vida se inicia no momento da concepção.
3) Ninguém tem o direito de tirar a vida humana inocente.
4) O aborto, em qualquer estagio de desenvolvimento fetal, significa tirar uma vida humana inocente. A Bíblia mostra de forma explícita como Deus ama a vida humana:
Tuas mãos formaram-me e fizeram-me; mudando de ideia, me destruirás!
Lembra-te de que me formaste como o barro; far-me-ás agora voltar à terra?
De pele e carne me revestiste, de ossos e nervos me teceste: concedeste-me vida e misericórdia; tua providência conservou o meu espírito?. (Jó 10, 8-12)
Sim, fostes vós que me tirastes das entranhas de minha mãe e, seguro, me fizestes repousar em seu seio.
Eu vos fui entregue desde o meu nascer, desde o ventre de minha mãe vós sois o meu Deus?. (Sl 22, 10-11)
Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas?. (Sl 127,3)
Cada uma de minhas ações vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse?. ( Sl 139, 13-16 )
A preservação e a beleza da vida é uma dádiva de Deus reconhecida no mais sublime nascimento de uma vida humana. Quando Deus esteve ao mundo, veio aos homens em forma humana para mostrar-nos o seu amor. “O aborto é um homicídio voluntário ao qual corresponde a pena de morte” - Gregório XIV Papa, em 1591”.
TRADIÇÃO APOSTÓLICA
a Didaqué, o primeiro Catecismo cristão, do primeiro século: