drogas
A Cannabis sativa, é uma das drogas mais usadas no Brasil, por ser barata e de fácil acesso nos grandes centros urbanos. O modo mais utilizado para usá-la é fumando enrolado em um papel, ou então utilizando um cachimbo. O que traz os efeitos é uma substância muito poderosa chamada THC, que varia de quantidade, dependendo da forma como a maconha é produzida ou fumada.
No Brasil o consumo e o tráfico da “cannabis sativa” é crime. Os infratores estão sujeitos a uma pena que varia entre seis meses a dois anos de prisão e está prevista no artigo 16 do Código Penal, ou seja, a maconha é ilícita no Brasil.
A cannabis sativa, mais conhecida como maconha.
Cocaína:
Cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico é um alcalóide usado como droga, derivada do arbustoErythroxylum coca, com efeitos anestésicos e cujo uso continuado, pode causar outros efeitos indesejados como dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. A produção da droga é realizada através de extração, utilizando como solventes álcalis, ácido sulfúrico, querosene e outros.
Cocaína é uma droga ilícita, ou seja, uma substância comercialização proibida. O hidroclorido de cocaína é extraído, por meio de processos químicos, das folhas da coca uma planta originária da América do Sul.
Fisicamente, o consumo da cocaína eleva a temperatura corpórea, assim como aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de dilatar as pupilas. Como consequência desse estado geral de excitação do organismo, o usuário tem uma sensação de poder, euforia, onipotência. Os movimentos e o estado de alerta da pessoa que fez uso de cocaína aumentam, os pensamentos ficam acelerados e a pessoa fica mais comunicativa. Embora esteja “sentindo prazer”, parece inquieta, tremula e impaciente. Enquanto estiver sob o efeito da substância, não sente fome ou sono.
O uso continua de cocaína pode levar o cocainômano a ter efeitos físicos crônicos e psíquicos crônicos, além do risco eminente de sofrer