administrcao
Lira Neto, jornalista e escritor brasileiro nascido em 1963, na cidade de Fortaleza é especializado em biografias. Cursou Filosofia (Faculdade de Filosofia de Fortaleza), Letras (Universidade Estadual do Ceará) e Jornalismo (Universidade Federal do Ceará). Antes de dedicar-se ao jornalismo, trabalhou como professor de História, Redação e Literatura, em vários colégios de Fortaleza.
No jornalismo, começou como revisor do Diário do Nordeste (Fortaleza - CE) e posteriormente transferiu-se para o jornal O Povo, ainda morando em Fortaleza, escreveu e publicou poesia alternativa, destacando-se como um dos principais nomes da chamada "poesia marginal" do Ceará. São desta época uma série de folhetos xerocados e mimeografados de sua autoria, como Gamões & Fliperamas, Roteiro dos Círculos e Girassol Marginal.
Radicado na cidade de São Paulo, tem artigos, entrevistas e reportagens publicados em alguns dos principais jornais e revistas do Brasil. Além de jornalista e escritor, também é editor de livros. Já trabalhou como coordenador editorial de duas editoras: Edições Demócrito Rocha (Fortaleza) e Contexto (São Paulo).
Em 2007 foi ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor biografia do ano, pelo livro O inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar ou a mirabolante aventura de um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil (Editora Globo). O extenso subtítulo da obra é uma referência à estética do folhetim do século XIX.
Mas também é escritor de outros livros, tais como Maysa: Só numa multidão de amores (Editora Globo, 2007) - Biografia da cantora Maysa Matarazzo; Castello: A marcha para a ditadura (Contexto, 2004) - Biografia do ex-presidente Humberto de Alencar Castello Branco; A herança de Sísifo: Da arte de carregar pedras como ombudsman na imprensa (EDR, 2000); O