Microrganismos
AULA No. 1 – 2ª. PARTE
EIXO TEMÁTICO: Ubiquidade microbiana
Objetivo da aula
Demonstrar que os microrganismos podem ser transmitidos de uma pessoa para outra através de apertos de mão.
Material e Métodos
Materiais
Zaragatoas (“swabs”) estéreis;
1 g de fermento biológico (levedura Saccharomyces cerevisiae)
Placas de Petri contendo ágar Sabouraud
10 ml de solução salina estéril ou de água destilada estéril
Pipetas de 1 ml estéreis
Método
1. Acrescentar 1 g de fermento biológico em 10 ml de solução salina ou água destilada estéril;
2. Derramar aproximadamente 1 ml da suspensão de fermento na mão do aluno no. 1, o qual deve espalhar homogeneamente a suspensão nas palmas das mãos;
3. A seguir o aluno no. 1 deve apertar a mão do aluno no. 2 e assim sucessivamente até completar o número máximo de 8 pessoas, ou seja, no total serão oito apertos de mão, em oito componentes diferentes.
4. Após finalizar o aperto de mão deverá ser umedecido um “swab” com solução salina e este deverá ser friccionado na mão contaminada com a solução de fermento biológico. Após este procedimento e, próximo ao bico de Bunsen , na “zona estéril”, o aluno abrirá cuidadosamente a placa de Petri e semeará o material colhido com o “swab”, na superfície do meio de cultura, realizando movimentos de zigue-zague (método de semeadura por estrias) , como indicado na figura abaixo.
5. As placas deverão ser fechadas e identificadas com o nome do aluno o na cadeia de transmissão (ex: 5º. Aluno = José) e deixadas em temperatura ambiente.
6. Na próxima aula examinem as placas e anotem os resultados na tabela abaixo.
RESULTADOS
ATENÇÃO: Não abram as placas de Petri! As observações devem ser realizadas no verso da placa Observe em quais placas houve formação de colônias de Saccharomyces?
Indivíduo
1
2
3
4
5
6
7
8
Quantidade de Colônias
Como você explica os resultados