microrganismos
Faculdade de Ciências da Saúde
Departamento de Nutrição
Disciplina: Higiene dos Alimentos
Perigos em Alimentos (Salmonella spp e Yersinia enterocolitica)
Professoras: Verônica Cortez Ginani e Roberta Riquette
GRUPO 1
Brasília, 25 de agosto de 2014
Introdução
Microrganismos podem causar deterioração microbiana nos alimentos. A deterioração é resultado da atividade metabólica dos microrganismos que utilizam o alimento como fonte de energia. Essa deterioração causa alterações na cor, odor, sabor, textura e aspecto dos alimentos.
Os microrganismos podem chegar aos alimentos por várias vias que refletem as condições de higiene durante a produção, o armazenamento, a distribuição ou o manuseio dos alimentos. Estes microrganismos podem representar risco à saúde, sendo patogênicos. As características das doenças que esses microrganismos causam dependem de características dos alimentos, do microrganismo e do indivíduo que foi afetado.
Os microrganismos podem contaminar os alimentos por contaminação cruzada; utensílios como recipientes, bandejas, facas e tabuas que podem ter tido uma higienização feita de forma inadequada, transmitem microrganismos de um alimento para outro.
Outra forma de contaminação dos alimentos é através dos manipuladores dos alimentos, a microbiota das suas mãos, roupas, fossas nasais, boca e pele em condições precárias de higiene podem contaminar os alimentos por eles preparados.
As doenças transmitidas pelos alimentos começaram a ocorrer com maior frequência após o surgimento de alimentos preparados, e por sua rápida deterioração se for conservado de forma inadequada. Demorou muito tempo para se reconhecer a importância da limpeza e da higiene na produção de alimentos.
Alguns dos microrganismos presentes nos alimentos podem causar modificações benéficas, transformando-os em um novo tipo de alimento. Esses microrganismos são utilizados na fabricação de