Oracle Completo
Ao término dessa aula você terá aprendido:
JDBC
Manipulação de dados com JDBC;
Trabalhar com manipulação de banco de dados é sempre um dos principais e fundamentais recursos de uma linguagem de programação. Em Java, uma das formas de execução de comandos SQL é através de um driver JDBC disponibilizado pelo fabricante de banco de dados.
5.1 JDBC
A linguagem Java possui classes que permitem a conexão com um banco de dados.
Essas classes fazem parte do pacote JDBC (Java Database Connectivity), uma API
(Application Program Interface) que permite a comunicação com diversos bancos de dados padrão SQL (Oracle, MySQL, Firebird, SQL Server, Postgree dentre outros). Muitos desses bancos de dados utilizam um padrão de comunicação chamado ODBC (Open Database
Connectivity) que pode ser usado para criar uma fonte de dados entre o banco e o JDBC.
O pacote JDBC fornece uma maneira bem simples de acessar tabelas em Java, utilizando comandos SQL (Structured Query Language). Ele é instalado em conjunto com o JDK e não é necessário fazer nenhuma instalação adicional para manipular banco de dados em Java.
A maioria dos fornecedores de banco de dados importantes fornece seus próprios drivers de banco de dados de JDBC e muitos fornecedores independentes também fornecem drivers JDBC.
Portanto, para efetuar a conexão de um banco de dados com Java, é necessário, primeiramente, baixar o driver (arquivo JAR) JDBC do banco de dados ao qual se deseja conectar, e adicionar as bibliotecas do projeto.
5.2 Conexão JDBC Oracle com NetBeans
Para a conexão JDBC com o Oracle, deve-se incluir nas bibliotecas do projeto o arquivo ojdbc6.jar, que, no Oracle 11.2 XE (versão gratuita), se encontra no diretório:
C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\jdbc\lib.
Também pode ser baixado diretamente do site da Oracle, no endereço:
http://www.oracle.com/technetwork/database/enterprise-edition/jdbc-112010-090769.html
Java com Banco de Dados -