Recuperacao de banco de dados
A principal função de um Banco de Dados é permitir o armazenamento, organização e a busca da informação armazenada no menor tempo com a maior precisão. Bancos de dados podem conter desde uma simples lista de telefones de contatos em um celular com poucos kbytes e milhões de clientes de uma companhia telefônica com todos os históricos de ligações e faturas dos últimos anos ocupando terabytes de espaço em disco. Apesar de todos os avanços tecnológicos para elevar a segurança e performance dos bancos de dados, em algumas situações um banco de dados pode ser danificado impedindo o acesso completo ou parcial às informações.
O ambiente onde são armazenados os bancos de dados é projetado para proporcionar o máximo em segurança e confiabilidade das informações. Quanto maior for a importância dos dados, maior serão os investimentos para garantir a confiabilidade e segurança. Porém, em situações adversas um banco de dados pode sofrer algum tipo de problema e parar de funcionar.
Fazer backup do banco e dados protege contra perda acidental de dados, corrupção de banco de dados, falhas e até mesmo desastres naturais. Lembrando que dependendo do fluxo de dados guardados em um servidor de banco de dados o backup deve ser periódico, sendo efetuado diariamente, hora a hora ou semanal.
Normalmente o que ocasiona a interrupção de um banco de dados em operação são falhas humanas ou falhas de hardware. Exemplo:
* Problemas em dispositivos de armazenamento (Discos Rígidos, Sistemas Raid, Fitas, mídias ópticas e outros); * Problemas em componentes de computadores por onde trafega a informação (Memória RAM, Bus, controladoras Raid, cabos e outros); * Máquinas ou Servidores que reiniciam com o banco de dados em funcionamento, fazendo com que as informações que foram alteradas na memória não possam ser gravadas em disco; * Exclusão ou perda de Logs do banco de dados; * Recuperação de dados em situações onde o banco é recuperado parcialmente ou com