Microeconomia
R.: Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.
2) No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?
R.: Poder analisar um mercado isoladamente, supondo que todos os demais mercados são constantes, ou seja, supõe que o mercado em estudonão afeta nem é afetado pelos demais. Essa condição serve também para verificarmos o efeito de variáveis isolada, independemente dos efeitos de outras variáveis.
3) Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
R.: Os campos de atuação da teoria microeconômica, preocupada na determinação do preço de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como a política e programação econômica do setor público.
4) Como se divide o estudo microeconômico?
R.: Análise da demanda (Teoria do consumidor e teoria da demanda de mercado), Análise da oferta (Teoria da produção), Análise das estruturas de mercado e Equilíbrio geral.
5) Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
R.: Função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.
6) Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
R.: A função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de