Microeconomia
RESUMO
O presente trabalho vem apresentar uma definição do que é a microeconomia que geralmente se divide em teoria da demanda, teoria da produção e dos custos e também é conhecida como Teoria dos Preços. Demanda é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir. A demanda é um desejo, uma vontade que inclui não só plano de consumo, mas também de estoques para prover bens e serviços diante das variações da própria demanda. A teoria da oferta é formada pelas teorias da produção e dos custos, sendo importante iniciar qualquer análise pela divisão do curto e do longo prazo. Na análise de curto prazo, os custos dividem-se em fixos e variáveis. Os custos fixos são custos de um período, geralmente calculados por mês. Já os custos variáveis são associados ao volume de produção e são derivados da função-produção. No longo prazo, todos os custos podem ser considerados variáveis, já que a capacidade da fábrica pode ser ampliada.
Palavras chaves: Microeconomia, consumo, produção.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho vem mostrar como a microeconomia age e as suas principais funções dentro do mercado econômico. A microeconomia é a área da ciência econômica que se dedica ao estudo das decisões econômicas dos indivíduos, bem como dos comportamentos de grupos específicos de pessoas. São área de estudo da microeconomia os comportamentos dos consumidores e dos produtores e, de maior importância, os vários tipos de mercados e a formação de preços que neles se opera. Assim, a análises do comportamento dos consumidores no mercado automóvel, dos custos das empresas de construção ou do comportamento dos agentes econômicos num mercado de características oligopolistas são microeconômicos.
2 DESENVOLVIMENTO
MICROECONOMIA
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento