HUMILHAÇÃO SOCIAL
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
HUMILHAÇÃO SOCIAL E A INVISIBILIDADE PÚBLICA
EQUIPE: RUTH BARBOSA COSTA OLIVEIRA- RA: 434459
EVELINE MARIA RANGEL ARAÚJO - RA: 441731
ANA WASTY MARQUES DE SOUZA SALES-RA: 447171
ANTÔNIA HANDREZA BEZERRA MELO-RA: 7700650678
JORDANIA SILVIA MATIAS-RA: 419822
OLIVIA RAQUEL ALBUQUERQUE GOMES RA: 434144
PROFESSOR EAD: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO
SOBRAL/CE
2014
INTRODUÇÃO
A humilhação social, juntamente com a invisibilidade pública pode ser considerada um tema novo e com grande destaque nos estudos sociais. Porém esses fenômenos datam seu início desde os primórdios da civilização brasileira.
Com o grande avanço do capitalismo e das novas tecnologias, tal invisibilidade vem se firmando no meio social a tal passo que passa a ser considerado como normal, passando despercebida por aqueles que a cometem, banalizando o processo de socialização, tão essencial para um bom convívio em sociedade.
O presente trabalho tem como finalidade esclarecer e conscientizar o acadêmico do serviço social a cerca do tema humilhação social e invisibilidade pública, tornando-o mais consciente da realidade enfrentada por grande maioria de indivíduos pertencentes a classes sociais inferiores e que praticam trabalhos braçais.
HUMILHAÇÃO SOCIAL-UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA
Desde os primórdios de nossa civilização, conhecemos relatos históricos de uma sociedade que cultiva a separação de classes, como uma forma de manter a ordem social de um determinado local. No entanto, o que se conhece desse método, é que a grande maioria da população fica refém de uma minoria que detém do poder e o usa como forma de manipulação, tornando o indivíduo marionete a seu belo prazer.
Na sociedade capitalista em que estamos inseridos, nos deparamos a cada segundo que vivemos com uns cenários alarmantes de desprezo para com a vida