Humilhação social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
SERVIÇO SOCIAL
POLO ARACAJU
Atividade Pratica Supervisionada
Matéria: Psicologia Social
Professor (EAD): Helenrose A da S Pedroso Coelho
Aracaju - Se
07/ 04/ 2014
Humilhação Social e Invisibilidade Pública
Este trabalho em primeiro momento apresenta alguns textos indicados pela ATPS (Atividade Presencial Supervisionada), e consiste na construção de uma fundamentação referente aos conceitos de humilhação social e invisibilidade publica, e na identificação desses fenômenos na vida cotidiana. Destacando a importância do reconhecimento pelo seu trabalho e mostra a humilhação e a invisibilidade social que a maioria dos trabalhadores informais tem enfrentado e outros aspectos também relevantes, obtidos com o acompanhamento do trabalho dos coletores de lixo, através da entrevista, e análise de suas informações para averiguação da veracidade das informações retiradas das leituras dos textos indicados.
Onde nos deparamos com os vários tipos de humilhação, que o ser humano é submetido durante toda sua trajetória de vida uma delas é a “humilhação social” que atinge principalmente as pessoas de baixa renda.
O fato é que esse tipo de humilhação causa ao ser humano muito danos e o principal deles é o psicológico. A fim de enfatizar a questão da humilhação social, o autor faz lembrar o depoimento do frentista Sr. Gerônimo, natural de Arapiraca, cidadezinha do estado de Alagoas, em entrevista realizada por Ruth Rosenthal. Na entrevista, o migrante nordestino reclama da falta de solidariedade e frieza dos indivíduos dos centros urbanos, lembrando com tristeza de seus familiares e conterrâneos, revelando os sofrimentos e humilhações aos quais os pobres são constantemente submetidos, principalmente, nas grandes metrópoles. Segundo Gonçalves Filho, salvo raras exceções. “O homem só empreende em investir nas questões sociais, quando estas lhes são convenientes