Humilhação social
2° Para José Moura Gonçalves, a humilhação social trata-se de um fenômeno ao mesmo tempo psicológico e político. Comente esta afirmação e justifique a importância deste tema para a Psicologia social.
José Moura Gonçalves Filho diz em seu texto “ O fato político, a dominação, é também psicológico: não pode deixar de ser traumático e internaliza-se com extraordinária energia. Uma força incoercível toma conta do espírito humilhado e carrega a pessoa inteira” de modo que o fator político arranca a identidade do indivíduo quanto ser social, pois ele é colocado à margem da organização hierárquica da sociedade, e sua história e memórias culturais são deixadas de lado e, que essa separação, exclusão, acarreta o sofrimento psicológico da humilhação, e este fato não é novo, ele vem passando geração após geração, mesmo com as lutas travadas, a partir do descontentamento dos indivíduos acometidos desse sofrimento. Sendo essa a importância deste tema para a psicologia social, visto que ela estuda o indivíduo quanto ser social, e a humilhação social é um dos meios de privar o indivíduo do direito de “ser”, de ser gente que pensa e tem opinião.
3°“A humilhação marca a personalidade por imagens e palavras ligadas a mensagens de rebaixamento. São mensagens arremessadas em cena pública: a escola, o trabalho, a cidade. São gestos ou frases dos outros que penetram e não abandonam o corpo e a alma do rebaixado: o adulto e o idoso, já antes o jovem ou a criança, vão como que diminuir, vão guardar a estranha e perturbadora lembrança de quem a eles se dirigiu como