relatorio
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
CIRCUITOS LÓGICOS
LABORATÓRIO 01
3° bimestre
J Jéssika Ferreiar da Silva Campos 21170077 Thiago Alexandre da Silva 21270084 Maria Gabriella Rocha Bastos Coelho 212700
RESENDE, RJ
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Contadores são dispositivos eletromecânicos constituídos por uma bobina que, quando energizada, produz um campo magnético que impulsiona a parte móvel do contator. Essa parte móvel, uma vez impulsionada, altera a posição dos contatos, ou seja, os contatos que estão abertos são fechados e os que estão fechados são abertos. Os contadores permitem que, a partir de um comando elétrico, se efetue o fechamento ou a abertura de um circuito de potência. Essa facilidade de se poder abrir ou fechar um circuito através da simples energização de uma bobina possibilita o acionamento remoto de motores elétricos e uma infinidade de outras aplicações, sempre que for necessário o fechamento ou a abertura de um circuito elétrico. As tensões mais comuns nos contadores variam de 12V DC a 80V DC, atendendo a ampla variedade de tensões existentes nas baterias dos diversos veículos elétricos. Na maioria das aplicações em veículos elétricos, sua corrente está entre 80A e 350A. Em Eletrônica Digital devemos separar os circuitos lógicos sem sincronismo daqueles que possuam algum tipo de sincronismo externo, ou seja, que usam um sinal de CLOCK.
Existem aplicações em que tudo o que importa para o circuito é fazer uma operação com determinados níveis lógicos aplicados à sua entrada, quando eles estão presentes, não importando quando isso ocorra. Tais circuitos não precisam de sincronismo algum e são mais simples de serem utilizados.