Microeconomia
(Profª SHANDI CARDOSO)
DIVISÃO DO ESTUDO DA ECONOMIA
Como estudado nas últimas aulas a economia aborda a forma como são administrados os recursos escassos de uma sociedade, materializando esses recursos na produção de bens e serviços que serão distribuídos entre seus consumidores a fim de saciar suas necessidades. Esses bens e serviços são então denominados bens econômicos. A compreensão da economia como um todo, é abordada dentro de diversos aspectos, podendo variar desde o comportamento das unidades econômicas ou até da economia em seu conjunto. Neste sentido, a ciência econômica se subdivide em dois principais estudos: a macroeconomia e a microeconomia. A partir de agora buscaremos compreender quais variáveis são analisadas dentro de cada um desses campos de estudo.
Macroeconomia
A macroeconomia irá analisar o comportamento global do sistema econômico, avaliando as variáveis como o emprego, a demanda agregada, os investimentos, os níveis gerais de preço, as taxas de juros, dentre outros. Assim sendo, conforme Troster e Monchón (2002, p.6):
a macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permita conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países.
Neste sentido, a análise destes grandes agregados irá, como conseqüência, induzir a uma negligência dos comportamentos individuais das empresas e das famílias. Estes aspectos serão abordados, então, pela Microeconomia, como veremos a seguir. Outro ponto interessante a cerca do estudo da Macroeconomia, é que este área conhecimento tende a realizar suas análises voltadas para o curto prazo, como bem destaca Vasconcellos, (2002, p.190).
A teoria macroeconômica, propriamente dita, preocupa-se mais com questões conjunturais, de curto prazo. São considerados como