Meu vida universidade
A diversificação interna é uma das características das sociedades contemporâneas. Isso ocorre basicamente pela posição de cada um no processo de produção, ou seja, alguns são proprietários de empresas, outros são funcionários e assim por diante. Estas posições originam as classes sociais e cada uma destas classes tem suas características, sua forma de viver, seus problemas, sua dinâmica e suas diferenças no processo todo. Mas ainda dentro de uma classe social encontramos diferenciações mais complexas como por exemplo entre trabalhadores rurais, operários de indústrias e comerciários. São diferentes estilos de vida, de renda, de acesso a escolas, hospitais, centros de lazer, etc. Isso nos permite refletir sobre como a dimensão cultural em nossa sociedade pode ser tratada. Popular x Erudito
No final da Idade Média, nos Estados nacionais em formação na Europa, com base no "refinamento pessoal", cultura passou a descrever as formas de conhecimento dominantes. Assim a cultura era medida pelo conhecimento erudito ao qual somente as classes dominantes tinham acesso. Em contrapartida a maior parte da população partilhava de um conhecimento que se supunha inferior, atrasado, superado e que gradativamente passou a ser considerado como uma forma de cultura: a cultura popular.
Ainda hoje a cultura popular é avaliada com relação à cultura erudita e esta relacionada às classes dominantes.
A polarização entre o popular e o erudito transfere para a dimensão cultural o que de fato seria a luta entre classes sociais.
Mas cultura popular pode ainda ser vista como um universo de saber, independente de formas externas. Ou seja, cultura popular pode ser a expressão de um grupo social por si mesmo, como manifestação do seu conhecimento e de seus valores e não simplesmente como oposição a um referencial proporcionado pela cultura erudita.
O popular na cultura
Quando desconsideramos as posições polarizadas ainda podemos indagar: o que é