A organização da vida de estudos na Universidade
Quando é iniciada a vida acadêmica, o estudante percebe exigências específicas na continuidade de seus estudos, dá surge a necessidade de assumir prontamente esta nova situação e de aprender a posicionar-se apropriadamente para enfrentá-las. Para isso, o estudante tem que ter consciência de que o resultado do processo depende dele, desenvolvendo assim, uma postura de auto-atividade científica através de materiais didáticos e científicos, que servem de base para o estudo pessoal e complementação do conhecimento adquirido em sala de aula.
1. Os instrumentos de trabalho:
A formação Acadêmica incentiva o desenvolvimento de atividades práticas, uma forma de fomento das habilidades profissionais de cada área, mas antes de desenvolver estas práticas faz-se necessário uma estruturação teórica, fundamental ao aluno do Ensino Superior. Toda a estruturação teórica é executada através do ensino em sala de aula e fixada pelo esforço de cada aluno no estudo em sua casa, utilizando-se do seu acervo pessoal. Daí a importância da formação pelo aluno de sua biblioteca pessoal, esta deve ser especializada e qualificada, não esquecendo o aluno de explorar as Bibliotecas das Universidades, onde pode munir-se de todo o material básico e especializado para complementação de seus estudos.
Todo o desenvolvimento metodológico citado acima visa desenvolver um encaminhamento lógico e que inicie o estudante a pensar, ressaltando aqui o trabalho de educador que o professor deve desenvolver, pois o mesmo é em parte responsável pela execução e incentivo da utilização da metodologia de pesquisa e estudo pelo estudante. Além disso, deve também ser promovida entre os universitários a sua participação em acontecimentos extra-escolares, como, Simpósios, Congressos, Encontros, Semanas, etc. Estes, geralmente, são divulgados por meios de revistas e periódicos especializados de cada área, aqui é percebida a importância da revista na vida